A Estrada de Ferro Maricá
José Carlos Pelosi Está começando o asfaltamento das principais ruas e avenidas de Itaipuaçu. Convivendo há tanto tempo com lama e burac o, a simples presença do betume em nossas portas traz sentimentos de alegria e espanto. Mas não é a primeira vez que essa chegada do futuro à região é acompanhada de surpresa. Se agora é o asfalto, no início do século passado foi a instalação dos trilhos da Estrada de Ferro Maricá que trouxeram o espanto. Mas a esperança dos trilhos durou pouco: a preocupação com o lucro para o então recém instalado transporte rodoviário e para as fábricas de automóveis dizimou o leito ferroviário, que hoje poderia ser uma atração turística, unindo Neves (São Gonçalo) a Cabo Frio. Infelizmente, a ignorância e a ganância não permitiram a convivência entre trilhos e asfalto. O MATA SAPO A viagem do primeiro trem foi feita em 10 de junho de 1888, entre as estações de Neves (São Gonçalo) e Virajalba Rio do Ouro. Logo nos primeiros meses de funcio