Postagens

Mostrando postagens de Junho 9, 2013

Salão Gonçalense de Desenho

Tema: Centenário do Prefeito Joaquim LavouraRegulamento DA DENOMINAÇÃO E OBJETIVO O Salão Gonçalense de Desenho é uma mostra competitiva que visa marcar o espaço da região do Recôncavo da Guanabara , especialmente a cidade de São Gonçalo, estado do Rio de Janeiro, nas artes gráficas. Os concorrentes poderão apresentar obras nas categorias: charge; caricatura; tiras de quadrinhos ; cartum. DO TEMA O Salão Gonçalense de Desenho tem como tema “Centenário do Prefeito Joaquim Lavoura”. O objetivo é promover, através de concurso, a reflexão sobre a vida, pessoa e obra do Prefeito Joaquim de Almeida Lavoura, prefeito da cidade de São Gonçalo por três mandatos. DA ORGANIZAÇÃO O Salão Gonçalense de Desenho é organizado pela Sociedade de Artes e Letras de São Gonçalo (SAL). O Salão tem apoio da Secretaria de Cultura e Turismo da cidade de São Gonçalo. DOS PARTICIPANTES O Salão Gonçalense de Desenho é aberto aos artistas gráficos em geral, amadores ou profissionais, de nacional…

SAL Entrevista

Imagem
Alexandre Martins, é brasileiro, nascido em São Gonçalo, estado do Rio de Janeiro.
Graduado pela Escola de Belas Artes da UFRJ, é, desde 1992, proprietário do Estúdio Alexandre Martins, produzindo desenhos-animados para o Brasil e Exterior.
Animador, escritor, designer, especialista em Arte Sacra, programador visual, consultor de Leis de Incentivo, webdesigner (Joomla), cineclubista e quadrinista.
Membro da ASIFA – Associação Internacional de Cineastas de Animação.
Fundador e presidente da SAL – Sociedade de Artes e Letras de São Gonçalo.
1- Obrigado pela oportunidade cedida, Alexandre. Onde você nasceu e onde mora atualmente? Agradeço a você, Leo, a oportunidade de mostrar um pouco de minha vida para nossos amigos e fãs de nosso trabalho. Nasci e ainda moro na mesma casa, em São Gonçalo, RJ. Sou "gonçalense da gema"!
2- Qual sua formação, Alexandre? Leo, sou bacharel em Artes pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Meu curso, de Gravura, foi criado por…

Ana Teberosky: ''Debater e opinar estimulam a leitura e a escrita''

Imagem
Para a educadora argentina, nas sociedades em que se valoriza a interação entre as pessoas e a cultura escrita, o processo de alfabetização é mais eficientePaola Gentile
ANA TEBEROSKY
Foto: Gustavo Lourenção
Ana Teberosky é uma das pesquisadoras mais respeitadas quando o tema é alfabetização. A Psicogênese da Língua Escrita, estudo desenvolvido por ela e por Emilia Ferreiro no final dos anos 1970, trouxe novos elementos para esclarecer o processo vivido pelo aluno que está aprendendo a ler e a escrever. A pesquisa tirou a alfabetização do âmbito exclusivo da pedagogia e a levou para a psicologia. "Mostramos que a aquisição das habilidades de leitura e escrita depende muito menos dos métodos utilizados do que da relação que a criança tem desde pequena com a cultura escrita", afirma. Para ela, os recursos tecnológicos da informática estão proporcionando novos aprendizados para quem inicia a escolarização, mas as práticas sociais, cada vez mais individualistas, nã…