Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 15, 2013

Fazendo uma Boa Narrativa

Imagem
Para fazer uma boa construção de sua obra, seja ela acadêmica ou romancista, é muito  importante saber apresentar seu conhecimento através das palavras adequadas. Cuidado para não usar um conteúdo muito extenso ou rebuscado, tornando a leitura enfadonha e cansativa. A leitura deve ser suave e prática, trazendo bom entendimento e compreensão para o leitor. Outro detalhe da narrativa é o contexto e âmbito em que ela for apresentada. Se você for escrever um livro técnico, tenha muito cuidado em não usar gírias ou opiniões pessoais demais. Um livro técnico deve sempre se parecer com um livro técnico. É um estudo com uma linguagem universal no idioma "livrês" (isso, o livro fala um idioma próprio). Existem livros que não se tornaram o esperado simplesmente porque o autor não se atentou aos pequenos e preciosos detalhes que fariam uma grande diferença. Agora na questão de apresentar um romance, eu aconselho com a comparação com a piada: "não existe anedota ruim e sim a que foi …

Dicas para um Desenhista

Imagem
Alexandre Martins*
Como brasileiro, desde cedo desprezei anglicismos. É como diziam das Missas em Latim: se estamos no Brasil, por que não rezar em Português?

Na área que estou, existem vários nomes, mas o mais popular é o de "Design". Ora, ser um "designer" é mais pomposo do que dizer apenas "desenhista", sendo que, no fim das contas, são a mesma coisa. No Brasil, "designer" é o profissional que trabalha em projetos, como o desenhista industrial, e "desenhista" é qualquer um que desenhe alguma coisa. Desconfie dos que exigem que sejam tratados como "designers", para eles vale a máxima do "quem não é doutor exige ser chamado como tal".

"Design" ou Desenho Industrial é a idealização, criação, desenvolvimento, configuração, concepção, elaboração e especificação de objetos que serão produzidos por meio de sistema de produção seriada com padronização dos componentes. Em inglês, "design" (dizáinar) signi…