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Marcos Paulo Alfa

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Marcos Paulo Alfa Qual o limite da identidade?  A identidade pós-pós-moderna – pós-tudo – que nos arranca dos nossos lugares comuns e nos leva para encararmos nossa própria identidade – ou pseudo-identidade – em camadas e todas falsas – diriam alguns... Marcos Paulo Alfa tem a medida exata disto e tira partido deste fato em seu trabalho de graffiti nos muros da cidade bruta, bruta cidade... As suas criaturas do graffiti podem ser aparentemente “fofas” e “engraçadas”, “pop” e “ideológicas”, “expressivas” e “frágeis”... Porém, em sua maioria, senão na totalidade, permanecem inclassificáveis.  Desde o elefante azul ciclópico de um olho só – ou são dois olhos? – que parece uma figurinha de desenho animado ou de HQ infantil; nada tem de infantil, e altamente gráfico; até o ursinho de pelúcia skatista e grafiteiro com requintes de 3D em luzes e sombras, misturado ao alto tratamento gráfico elétrico.   Passando pelo garoto azul com a TV na cabeça aberta, com o canal que para a sua

Sessão ALTO IHGM em Teófilo Otoni, novembro 2018

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Outorga da Comenda "João da Mata Machado" para cidadãos acima 70 anos e posse de novos membros na Academia de Letras de Teófilo Otoni (ALTO), onde eu, Mauricio Duarte, sou Acadêmico Correspondente. Novembro 2018.

Relevância Histórica da Gestalpedagogia: Estudo Qualitativo das Influências Teóricas da Gestalpedagogia em Aprendizagem no Ensino Superior Brasileiro

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Publicado o artigo científico de minha autoria, Mauricio Duarte, na Revista Acadêmica .  Relevância Histórica da Gestalpedagogia: Estudo Qualitativo das Influências Teóricas da Gestalpedagogia em Aprendizagem no Ensino Superior Brasileiro A Revista Acadêmica Online, com prazer, apresenta o trabalho intitulado "Relevância Histórica da Gestalpedagogia: Estudo Qualitativo das Influências Teóricas da Gestalpedagogia em Aprendizagem no Ensino Superior Brasileiro", de lavra dos pesquisadores Maurício Antonio Veloso Duarte, Pós-Graduado, na modalidade  Lato Sensu , em Docência no Ensino Superior pelo convênio UCDB/Portal Educação; e Tânia Rocha Nascimento, Professora e Mestre da Universidade Católica Dom Bosco, Orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso no programa de Pós-Graduação,  Lato Sensu , da UCDB/Portal Educação. O objetivo principal da pesquisa foi estabelecer a relevância histórica da Gestaltpedagogia no ensino/aprendizagem brasileiro no que se refere aos s

Informação, Conhecimento e Espiritualidade

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Leia o texto Informação, Conhecimento e Espiritualidade, de minha autoria, Mauricio Duarte, na Revista Divulga Escritor no. 37 . https://issuu.com/smc5/docs/37_divulga_escritor_revista_literar/99

Vídeo entrevista com Mauricio Duarte - escritor, poeta, artista visual e acadêmico da AGLAC

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Assista o vídeo entrevista com Mauricio Duarte - escritor, poeta, artista visual e acadêmico da AGLAC.  https://www.youtube.com/watch?v=br4qcfPnLKI

Os Irmãos Grimm

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CRÔNICA LITERÁRIA por Profa. Léa Marques Guimarães (Lady Léa) Eu adoro um conto infanto-juvenil, são histórias que fazem nossa imaginação sonhar e viajar por caminhos desconhecidos e insólitos. Dos autores antigos, destaco os irmãos Grimm, Jacob (1785-1863) e Wilhelm (1786-1859), que ficaram famosos por suas várias fábulas, histórias ou contos infanto-juvenís, tais como: Rapunzel, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, O pequeno polegar, Branca de Neve, Joãozinho e o pé de feijão; além de muitos outros. Tanto Jacob quanto Wilhelm, com apenas um ano na diferença de idade, cursaram juntos a formação escolar até a Faculdade de Direito, mas deixaram a advocacia de lado para se dedicarem à literatura. Eles possuíam grande criatividade em suas narrativas, o que lhes granjearam cargos de professor na Universidade de Berlim, onde trabalharam até seus últimos dias. Eles costumavam dizer que, apenas escreviam as histórias que escutavam dos camponeses, amigos e parentes. Eram

José A. Kuesta

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José A. Kuesta Toda a herança mágica, mística, mitológica e histórica do Egito Antigo fascinam nosso artista mestre José A. Kuesta.  Mais do que isto, todo esse legado egípcio antigo é representado, transformado e reconfigurado.  Numa releitura de seus símbolos em criação totalmente original e afinada com o zeitgeist, esse nosso caldo cultural diversificado e abrangente contemporâneo, José A. Kuesta nos mostra o que de mistério, expressividade e criatividade pode advir desta abordagem. O abstracionismo do artista é de uma singularidade sem igual e é realizado de forma completamente atual, como já disse.  Isto se dá, a partir de cores e manchas, colagens, grafismos, traços, carimbos, num amálgama de elementos gráfico-visuais e pictóricos, cuja influência pode ser encontrada em vários lugares.  Paul Klee, o expressionismo abstrato e a própria história do Egito Antigo são algumas destas influências que também ganham maior corpo quando da sua aproximação com a tendência da arte