quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Concurso de Contos da ALAB



I CONCURSO DE CONTOS ALAB 
 II SACI / 2013


   A ALAB - Academia de Letras e Artes Buziana, sabedora que sempre há alguma coisa a dizer, uma historia para contar e uma fantasia para colocar no papel, convida a todos aqueles que gostam de escrever de Armação dos Búzios, da Região do Lagos e, a nível nacional e internacional, a seus membros acadêmicos e de todas as Academias que participaram do I SACI, a participarem desse Concurso coordenado pelos Acadêmicos Victor A. Urioste, Fernando Nascimento, Joel Figueiredo, Iara Rosa e Beth Braga, com um conto inédito de sua autoria.

1. O concurso destina-se a todas as pessoas amantes das letras e interessadas em escrever e divulgar suas idéias; cada concorrente poderá participar apenas com um trabalho original e que ainda não tenha sido premiado em outro concurso ou já publicado em formato físico (livro, coletânea, jornal ou revista). Não há limite de idade do participante. O tema é livre e a inscrição gratuita.

2. Os autores dos 15 primeiros contos selecionados receberão, além de prêmios, um certificado de Menção Honrosa como Participante Destaque do “II SACI - Semana de Artes e Culturas Internacionais de Armação dos Búzios” que será realizado nos dias 24/25/26 de Maio de 2013 e ainda terão seus contos publicados em livro e no site da ALAB.  
Todos os inscritos não premiados receberão o Certificado SACI - 2013.

3. As inscrições já estão abertas até o dia 31/01/2013 e deverão ser solicitadas por email: alab@mar.com.br 
A entrega dos contos será até 28/02/2013.  
                                 
Mostre teu talento! Participe!

José Gonzaga
Presidente da Academia de Letras e Artes Buziana

 

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Acervo da biblioteca do Pateo do Collegio está na internet


07/12/2012
Agência FAPESP


Livros raros, manuscritos escritos por jesuítas desde o século XVI, coleções de folhetos sobre política e eventos do Brasil e amplo acervo fotográfico da história do país estão entre os materiais que fazem parte do acervo de 25 mil volumes da biblioteca Padre Antônio Vieira, localizada no Pateo do Collegio, no Centro de São Paulo.
Todo este acervo acaba de ser disponibilizado para pesquisa pela internet, com acesso pelo link da biblioteca no site do Pateo do Collegio.
Inaugurada em 2002, a biblioteca Padre Antônio Vieira é especializada na história dos jesuítas e da cidade de São Paulo, além de materiais relativos à história geral e do Brasil (e da Igreja Católica), arte, biografias, filosofia, teologia, política, literatura e turismo.
Entre os materiais raros estão: a primeira edição dos Sermões de Padre Antônio Vieira; coleção de escritos dos jesuítas desde o século XVI (como as cartas originais do Padre José de Anchieta e manuscritos do jesuíta italiano João Antonil); publicações sobre eventos realizados em 1954 em comemoração ao Quarto Centenário da Cidade de São Paulo; e documentos sobre o processo de canonização do Padre José de Anchieta (cujos originais encontram-se no Vaticano).
No acervo encontram-se livros cujas capas foram produzidas com canela preta – madeira quadricentenária encontrada durante a demolição do Palácio do Governo em 1953. Alguns dos livros estão em língua portuguesa e em latim. E, ainda, amplo acervo fotográfico sobre o cotidiano do clero brasileiro, de processos de construção de obras jesuítas, de eventos políticos, religiosos e sociais.
Todo o acervo está catalogado em base de dados e acessível on-line por meio do Pergamum – Sistema Integrado de Bibliotecas. O Sistema contempla as principais funções de uma biblioteca, funcionando de forma integrada, com o objetivo de facilitar a gestão dos centros de informação, melhorando a rotina diária com os seus usuários. A pesquisa do acervo da biblioteca Padre Antônio Vieira pode ser feita pelas palavras-chave: autor, título e assunto, entre outras.
A Rede Pergamum reúne, em uma única ferramenta, todos os catálogos das instituições que os disponibilizaram para pesquisa. Funciona como uma base centralizada (na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba), na qual a busca é feita de forma rápida e eficiente em todas as bibliotecas participantes. O sistema agrega mais de 220 instituições, com cerca de 2.500 bibliotecas no país.
“Nosso objetivo é participar do processo global de democratização da cultura, garantindo o acesso gratuito da população ao acervo documental da biblioteca, bem como assegurar a preservação do acervo bibliográfico histórico da Companhia de Jesus em São Paulo”, disse o Padre Carlos Alberto Contieri, diretor do Pateo do Collegio e do Museu de Arte Sacra dos Jesuítas em Embu das Artes.
Complexo histórico-cultural e religioso pertencente à Companhia de Jesus e constituído pela Igreja Beato José de Anchieta, Museu Anchieta, Museu de Arte Sacra dos Jesuítas (em Embu das Artes) e pelo Café do Pateo, além da Biblioteca Padre Antônio Vieira. Desde a sua fundação, enquanto Colégio de São Paulo de Piratininga em 1554, até os dias atuais, o Pateo do Collegio tem-se tornado referência na preservação da memória histórica da cidade de São Paulo e na promoção da cultura.
Ao longo dos séculos, o complexo sofreu várias alterações, sendo a última a reconstrução nas décadas de 1960 e 1970, com inspiração no complexo arquitetônico de 1680. É um marco da atuação da Igreja Católica no que tange à catequização, educação e conversão dos povos indígenas do então Planalto de Piratininga.
Mais informações: www.pateocollegio.com.br
 



Acervo da biblioteca do Pateo do Collegio está na internet | Agência FAPESP :: Notícias

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Atualização da Lista de Artistas Gonçalenses

amigos artistas!

visitem a página da SAL e atualizem seus dados para que possamos ter um panorama real da cultura de São Gonçalo. 
Lembrando que todos os residentes na cidade serão listados e que os sócios da SAL possuem destaque.
Envie seu nome (caso não esteja lá) ou envie nomes de pessoas que conheçam.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Funarte abre editais de incentivo às artes

Inscrições abertas até o mês de outubro

Onze editais foram lançados pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), entre os dias 15 e 20 de agosto.  O processo seletivo abrange projetos nas áreas de música, artes visuais, artes integradas, dança, circo e teatro.
O Prêmio Myriam Muniz, considerado uma das principais ações de estímulo à produção teatral no país, vai contemplar 131 projetos. A premiação tem o maior orçamento, no valor de R$ 12 milhões.
Na dança, o Prêmio Klauss Vianna contrá com recursos de R$ 6 milhões para viabilizar 82 iniciativas.
Na música, uma das novidades é o Prêmio Funarte de Música Brasileira, que vai selecionar projetos de composições, arranjos, shows, vídeos, sítios de internet, pesquisas, entre outros relacionados ao universo da música.
O edital Bolsa Interações Estéticas, realizado pela Funarte junto com a  Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, oferece 50 bolsas, no valor de R$ 50 mil cada, para trabalhos de residências artísticas em Pontos de Cultura.
Também foi divulgado o Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça 5ª Edição. A ação visa incentivar produções artísticas, destinadas ao acervo das instituições museológicas sem fins lucrativos, públicas e privadas, fomentando a difusão e a criação das artes visuais no Brasil e sua consequente formação de público.

Mais informações e editais completos em:

http://www.cultura.gov.br/site/2012/08/27/funarte-abre-editais-de-incentivo-as-artes/

Ano Brasil-Portugal

Ano Brasil-Portugal (Inscrições abertas até 5 de outubro de 2012)

Até 5 de outubro, artistas e produtores poderão se inscrever para participar do processo de construção da programação do Ano do Brasil em Portugal. Estão abertas inscrições para dois editais:  de Música e o de Chancela.

Para o de Música  serão selecionadas 72 atrações para compor a programação do Espaço Brasil, no período de janeiro a junho de 2013.  Cada uma das atrações escolhidas pelo edital receberá R$ 10 mil pela realização de um espetáculo dentro da programação musical do evento.

O de Chancela vai possibilitar a participação de projetos independentes na programação. Poderão participar produtores culturais, associações, cooperativas, empresas com ou sem fins lucrativos, órgãos públicos e fundações privadas da área cultural.

Acesse aqui o edital de Música.

Acesse aqui o edital de Chancela.

 http://www.cultura.gov.br/site/2012/08/28/ano-brasil-portugal-2/

quarta-feira, 28 de março de 2012

RESULTADO DA ELEIÇÃO do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA – MANDATO 2012/2014

SOCIEDADE CIVIL


NOME
INSTITUIÇÃO
Votos
José Jerônimo Sobrinho
Rádio São Gonçalo FM
84
Maria Lucidia  Tavares da Cruz
Associação dos Artesãos da Salvatori SALVARTE
76
Danilo Severiano  de Paula
Núcleo Ousadia
71
Denise Pereira  dos Santos Velasco*
ONG Terra Verde Esperança
25
Reinaldo Sousa Batista
Instituto AlvarengaINSA
19
Alexandre Martins*
Sociedade de Artes e Letras – SAL
16
Izabel Cristina Bastos Andrade Tareto
Movimento de Mulheres em São Gonçalo
O7
Márcia Dória Pereira
Centro Espírita Egbe Ile Iya Omidaye Ase Obalayo
AUSENTE 01

VOTOS BRANCOS: 10
VOTOS NULOS: 10

CLASSE ARTÍSTICA


NOME
CATEGORIA
votos
Romário Régis Francisco
Audiovisual
77
Caio Ribeiro Pereira
Musica
49
Angélica Maria Machado Cruz
Dança
41

VOTOS BRANCOS: 06
VOTOS NULOS: 34



(*) associado da SAL

terça-feira, 27 de março de 2012

Corujão da Poesia retorna a São Gonçalo

Depois de um longo período, finalmente, 
o Corujão da Poesia e da Música-Universo da Leitura 
volta à cidade natal: SÃO GONÇALO. 
No dia 29 de MARÇO, quinta feira, das 20h às 22h30m, 
iniciaremos uma AGENDA de encontros mensais, 
na Livraria Guttenberg, no Boulevard Shopping, 
no Centro de São Gonçalo.
 
Os associados da SAL estão convocados para este evento que fará parte do Calendário de atividades da Sociedade.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Fazenda centenária de São Gonçalo está sendo recuperada pelo Iperj


Fazenda centenária foi atingida por fortes chuvas no município em abril do ano passado. Foto de divulgação

Subsecretários do governo e do município visitaram a Engenho Novo, em Monjolos, para acompanhar obras que estão sendo feitas no local. Casarão tombado foi afetado por chuvas






Um pouco da história de São Gonçalo está para ser recuperado. O subsecretário de Governo da Região Metropolitana, Alexandre Felipe, visitou a Fazenda Engenho Novo,  no bairro de Monjolos, acompanhado do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Adolpho Konder, e do subsecretário municipal de Agricultura, Sérgio Ricardo. Eles foram acompanhar o trabalho realizado pelo Instituto de Previdência do Estado do Rio de Janeiro (Iperj) e pelo Ministério Público que fiscalizam as ocupações irregulares na região.

Castigado pelas fortes chuvas de abril do ano passado, o imóvel teve parte de suas paredes derrubadas e agora vai passar por obras de intervenção de proteção da sede do casarão. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), o casarão vai ter a sua estrutura ?cintada?, as paredes levantadas novamente e o telhado refeito, a fim de conservar as paredes originais.
?Esse local é um patrimônio cultural de estado e precisamos reativar as atividades na Fazenda, desenvolver a agricultura no local, e a qualidade de vida das famílias que vivem lá. Este local é maravilhoso e já serviu de cenário para as gravações do filme e novelas?, contou o subsecretário Alexandre Felipe.


As obras de intervenção começarão em menos de um mês. De acordo com Sérgio Ricardo, o Inepac autorizou a intervenção de forma emergencial. Com isso, um engenheiro já foi contratado para realizar o projeto, e logo após uma licitação será feita para contratar a empresa para realizar a obra.
?O Iperj percebeu a importância de se investir nesse patrimônio, oito projetos para serem realizados nesta fazenda já foram aprovados. Com isso, vamos fazer essa intervenção emergencial, para mais tarde pensar nas obras de restauro das janelas, pisos, entre outras estruturas?, explicou o subsecretário municipal de Agricultura.

Caminho ? O acesso à fazenda do Barão de São Gonçalo, Berlamino Siqueira, é possível  através da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-104), seguindo pela Estrada José de Souza Porto, Largo da Ideia e Estrada Rio Frio.
As ruínas da Fazenda Engenho Novo  proporcionam uma verdadeira viagem no tempo, até  meados do século XVIII, período em que foi grande produtora de cana-de-açúcar, possuindo inclusive um engenho de cachaça e açúcar.
Suas palmeiras foram doadas por Dom João VI, o mesmo que plantou a primeira muda de Palmeira Imperial no Rio de Janeiro.




Fonte: http://jornal.ofluminense.com.br

terça-feira, 20 de março de 2012

Convocação - de Rodrigo Santos

Caros guerreiros da palavra, eis mais uma convocação!

Bebendo meu café aqui e traçando planos de futuro, recebo a ligação do grande Julio Ludemir, escritor renomado pelo trabalho de retratar - e interferir positivamente - as múltiplas realidades de nossa cidade.

O Julio está à frente do FLUPPs - I Festival Literário das UPPs, e me ligou para incluir São Gonçalo na FLUPPensa, uma série de eventos nas comunidades com escritores renomados e integrantes dessas comunidades, para a produção de textos que construam essa nova identidade. Começa em abril, e em novembro estará lançando um livro com 15 autores de comunidades e 15 textos de policiais (alô Ricardo Jordan Sirieira Camara!).
...
Eu fiquei incumbido de convocá-los e exortá-los a participar de todo o processo. Haverá, além do evento em São Gonçalo, encontros em todas as outras comunidades agraciadas com o projeto (Rocinha, CDD, Borel, Alemão... ), e o ideal é que aqueles que se interessem em participar possam estar nesses eventos (que serão geralmente aos sábados), não apenas no evento doméstico. Se a ideia é pluralizar, nada mais interessante do que estar em contato com todos, não é mesmo?

Maiores informações aqui: http://www.flupp.net.br/fluppensa/

Vamos lá, escritores gonçalenses, colocar nossa cidade nesse mapa? Eu tô dentro!
Ver mais
 
flupp2.hospedagemdesites.ws
Evento ligado à FLUPP – Festa Literária das UPPs, a FLUPPPensa é um processo continuado de formação de leitores e autores que acontecerá nos meses anteriores à FLUPP. Começa em abril e vai até 8 de novembro.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Coletivo Poetico Dia Nacional da Poesia

do perfil Facebook dos Tavernistas:
 
"Ontem foi mais um dia mágico. Fomos para a rua, botar a cara e dizer poesia. O l...ugar do artista é aí, onde o povo está. É muito fácil fazer arte para "iniciados", e sentados sob a proteção do ar condicionado.

Só que eu não faço arte para aparecer. Não faço arte para agradar a meia dúzia de intelectualoides e amiguinhos. Faço arte PARA MUDAR O MUNDO, essa é a minha missão.

Quero agradecer de coração sangrando a todos os outros artistas de verdade que compraram a ideia e foram conosco comemorar o Dia Nacional da Poesia na RUA. De manha, em plena Yolanda Saad Abuzaid, no Alcântara. De tarde, na praça d´As Brasileiras (sim, sou velho), atualmente a praça do monumento ao ator pornô desconhecido de São Gonçalo. Romulo Narducci, Eduardo Martins, André Correia, Luana Vasconcellos, Maycon Arcanjo, Lauro e Diego, do Prioridade SG (Parabéns, rapazes! Mandaram MUITO no Freestyle!), Fernando, Édipo, as meninas da produção... Erasmo Alves, Exúvia Magentae Carol Magalhães, que ainda apareceram e deram uma palhinha... E, é claro, o apoio da Secretária de Cultura, na figura do secretário Carlos Ney, que comprou a ideia e viabilizou o projeto através da querida Marilyn Pires.

Ainda teve mais, mas essa é outra foto... ;)

EVOÉ! "

 




veja mais em: Os Tavernistas



 

Eleição Conselho Municipal de Cultura - Mandato 2012/2014



Data: 25/03/2012 das 9h às 17h


Centro Cultural Joaquim Lavoura
Avenida Presidente Kennedy, 721 - Estrela do Norte
Telefone: 2199-6521


 As entidades interessadas em indicar e/ou eleger membros para o Conselho Municipal de Cultura de São Gonçalo, representantes da sociedade civil/classe artística, deverão cadastrar-se na Fundação de Artes de São Gonçalo – FASG e indicar os seus candidatos, no período de 10 a 20 de março, na Avenida Presidente Kennedy, 721 – Estrela do Norte, no horário de 10 as 17 horas, cumprir as exigências e apresentar os documentos.


a) formulário de cadastramento, assinado pelo representante legal da entidade, responsabilizando-se pelas informações prestadas, conforme Anexo I;
b) cópia do contrato social, estatuto social ou outro ato constitutivo da entidade e respectivas alterações, devidamente registrado e em vigor há, no mínimo, dois anos;
c) cópia do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), válido e atualizado, com emissão do comprovante não superior a 30 (trinta) dias;
d) cópia da ata de eleição da diretoria em exercício da respectiva entidade, devidamente autenticada;
e) cópia do documento de identificação, com fotografia, do representante legal da entidade;

As entidades, no ato de seu cadastro, deverão apresentar, ainda, os documentos de seus candidatos, conforme a seguir:

a) formulário de inscrição, conforme anexo III, devidamente preenchido e assinado;
b) declaração, conforme anexo IV, que comprove a indicação do candidato, por no mínimo, umas das entidades habilitadas;
c) cópia de documento de identificação, o qual contenha fotografia;
d) comprovante de atuação do candidato em atividades culturais, considerando-se documentos hábeis à comprovação, além da declaração disposta no anexo IV, matérias de jornais, declarações emitidas por instituições públicas ou privadas, certificados e outros que atestem, efetivamente, a realização de atividades culturais pelo candidato.
e) comprovante de endereço.

A conferência e análise dos documentos acima especificados serão realizadas pela Comissão Eleitoral no ato do cadastro. Verificada a regularidade da documentação apresentada, o cadastro será confirmado e a entidade/candidato serão habilitados.

A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, no dia 21 de março de 2012 divulgará a relação das entidades e respectivos candidatos habilitados. A relação dos candidatos habilitados será afixada na Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.
  • Da inabilitação caberá recurso à Comissão Eleitoral, no prazo de 02 (dois) dias úteis.
Procedimento de Escolha dos Candidatos à vaga de Conselheiro representante da sociedade civil

O Fórum Eleitoral ocorrerá em 25 de março de 2012, no Centro Cultural Prefeito Joaquim Lavoura – Av. Pres. Kennedy, 721 – Estrela do Norte, das 9 as 16 horas, com a coordenação da Comissão Eleitoral.

A Comissão Eleitoral designará uma mesa de recepção e de apuração, por segmento, composta por 02 (dois) membros, sendo um presidente e um mesário.

As entidades habilitadas, por meio de seus representantes legais, manifestar-se-ão através de voto secreto.

O voto é pessoal e intransferível, não sendo aceito voto por procuração.

As impugnações ou incidentes ocorridos no curso da votação serão resolvidos pela Comissão Eleitoral. 

Encerrada a votação, será lavrada ata onde constará a contagem dos votos e sua apuração. Serão considerados eleitos os candidatos com maior votação em cada setor, sendo os 03 (três) primeiros da sociedade civil, titulares e os 3 (três) seguintes, suplentes, e os 2 (dois) primeiros da classe artística titulares e os 2 (dois) subseqüentes, suplentes.

A relação com os nomes e assinaturas dos eleitores e dos candidatos que participaram do pleito será anexada à ata.

O resultado da eleição será encaminhado ao Secretário Municipal de Turismo e Cultura para publicação no DOM – Diário Oficial do Município no dia 30 de março de 2012.
  • No caso de empate entre candidatos da sociedade civil e/ou classe artística, o critério de desempate usado será o de antiguidade para ambos os casos (tempo de participação na entidade representada – idade do candidato).
  • Do resultado da eleição caberá recurso à Comissão Eleitoral, no prazo de 04 (quatro) dias úteis.
Dos Documentos e da Habilitação dos Eleitores

a) formulário de Cadastramento, fornecido pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, preenchido e assinado pelo candidato, conforme anexo V;
b) cópia da Carteira de Identidade;
c) comprovante de endereço no município.

Dos Documentos e da Habilitação dos Candidatos

a) apresentar o formulário de Cadastramento preenchido e assinado , conforme anexo II;
b) cópia da Carteira de Identidade;
c) comprovante de atuação do candidato em atividades culturais e que tenham seu trabalho reconhecido pela comunidade local, independentemente de seu local de residência ou domicílio, considerando-se documentos hábeis à comprovação, matérias de jornais, declarações emitidas por instituições públicas ou privadas, certificados e outros que atestem efetivamente a realização de atividades culturais pelo candidato.
d) comprovante de endereço.

As inscrições serão realizadas na Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, ou no endereço eletrônico pmculturasg.blogspot.com para baixar os formulários, preencher, assinar datar e entregar na Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

A conferência e a análise dos documentos acima especificados serão realizadas pela Comissão Eleitoral, que se reunirá oportunamente na Secretaria Municipal de Turismo e Cultura para este fim. Verificada a regularidade da documentação apresentada, o cadastro será confirmado e o candidato estará habilitado.

  • Da inabilitação caberá recurso à Comissão Eleitoral, no prazo de 02 (dois) dias úteis.

Confira a programação, cronograma e baixe os formulários aqui.


Cronograma
Programação
Anexo I - Candidato indicado por instituição
Anexo II - Candidato da Classe Artística
Anexo III - Cadastro de Instituição
Anexo IV - Declaração da Instituição
Anexo V - Inscrição de Eleitor


info: http://pmculturasg.blogspot.com/