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Mostrando postagens de março 19, 2017

A arte visionária e o uso ou não de psicoativos

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A arte visionária e o uso ou não de psicoativos O uso de drogas destrói a dignidade humana.  Isto é ponto de comum acordo entre profissionais de saúde e espiritualistas.  As exceções à essa regra seriam o Santo Daime e a União do Vegetal, bem como o uso de ayahuasca em contextos estritamente religiosos e espiritualizados com acompanhamento de ministradores e sacerdotes capacitados para esse fim.  A projeção astral, o sonho lúcido e as visões da arte visionária podem obter grande contribuição, nesse sentido. Porém na maior e ampla acepção dos casos de uso de drogas nenhuma experiência mística, religiosa e/ou espiritual está sendo pretendida por nenhum dos usuários.  A cultura psicodélica é bastante interessante no meu ponto de vista, mas para acessar esse mundo do psicodelismo me valho estritamente de métodos naturais e espirituais, longe de qualquer tipo de droga.  Meditação, recitação de textos religiosos, mantras, orações contemplativas e orações convencionais estão entr

RELEVÂNCIA HISTÓRICA DA GESTALTPEDAGOGIA

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RELEVÂNCIA HISTÓRICA DA GESTALTPEDAGOGIA Estudo qualitativo das influências teóricas da Gestaltpedagogia em aprendizagem no ensino superior brasileiro 1 Mauricio Antonio Veloso Duarte 2 Tânia Rocha Nascimento 3 RESUMO: O objetivo principal da pesquisa foi estabelecer a relevância histórica da Gestaltpedagogia no ensino/aprendizagem brasileiro no que se refere aos seus aspectos teóricos.  Os estudos e as publicações na área da pedagogia a respeito da Gestalt aplicadas à abordagens teóricas conhecidas, utilizadas e/ou registradas em publicações foram analisadas com o intuito de elaborar trabalho bibliográfico, secundário e qualitativo, sendo um primeiro passo da investigação.  Aponta-se ainda, as resoluções e os caminhos abertos por essa vertente em educação do ensino superior e em áreas correlatas como artes, cultura, percepção visual e espiritualidade/religião.  Também, pretendeu-se relacionar os pontos de contato entre a Gestaltpedagogia e os trabalhos de Carl