Sebastián de Herrera Barnuevo
Sebastián de Herrera
Barnuevo
Uma grande figura na história da arte de Madri
Sebastián de
Herrera Barnuevo nasceu em Madri em 1619, filho do escultor Antonio de Herrera
Barnuevo e de Sebastiana Sanchez. Ele
foi instruído por seu pai até a chegada de Alonso Cano em Madri em 1638, quando
o jovem foi atraído pela forte personalidade do artista de Granada. O primeiro conhecido e importante trabalho de
Herrera foi sua participação nas decorações para celebrar a entrada da rainha,
Mariana da Áustria na cidade em 15 de novembro de 1649. Por isto e por atividades semelhantes,
Herrera foi aceito na posição de valete por Filipe IV. Em 26 de fevereiro de 1662, ele obteve o
posto de arquiteto chefe dos projetos reais.
Em 26 de novembro de 1668 ele foi admitido como pintor da corte e em
1670 ele foi nomeado mantenedor da Escorial.
Herrera morreu em Madri no começo de 1671.
Infelizmente
quase todas as pinturas de Herrera desapareceram. Ele teve uma participação nas decorações da
Capela de Santo Isidro, Madri. Outro de
seus importantes trabalhos é o altar da Sagrada Família, cerca de 1655,
ampliando o tema das Duas Trindades nas telas principais e no teto, O Martírio
dos Jesuítas no Japão. É claro que o
soberbo projeto arquitetônico do altar é também de Herrera. Nenhum dos seus trabalhos criativos foi
inteiramente original; até o melhor deles demonstra uma clara relação com o
estilo bem conhecido de Alonso Cano. Seus
esboços são seus trabalhos mais importantes.
Alguns são meramente planejamentos para os altares da Capela de Santo
Isidro em Madri e para a Igreja da Virgem dos Reis em Toledo. Outros como Gabriel e Judith são esplendidos
roughs nos quais uma certeira e delicada utilização do lápis, bem como uma
magnífica graça e fluidez são observadas.
(Livre tradução do livro The Book of Art .
German and Spanish . Art to
1900 . Enciclopédia ilustrada de pintura, desenho e escultura . Editado por Dr.
Horst Vey e Dr. Xavier de Salas . 1967)
Desenho: Retrato de um homem (lápis). 9 7/8 x 7
7/8 polegadas . Florença, Uffizi
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