No Caminho dos Livros
Vamos aprender a deixar o processo literário mais
dinâmico possível. Existem muitas ideias que ainda podem ficar desorganizadas e
estacionadas, faltando poucos detalhes para enfim ser organizado de vez e
inserido para o caminho editorial. Esta aula está bem resumida, portanto se
quiser saber mais sobre como criar título e desenvolver personagens, entre
outras coisas, sugiro que acompanhe as minhas postagens anteriores, no blog da SAL.
1-
Escrevendo
Desenvolva
a ideia, com sinopse, personagens, ambiente, vilões, conflito, desfecho e moral
da história. Todo livro precisa disso e agir nesse compasso. Não tente viajar
demais porque você pode perder o rumo da história e se perder nela, a ponto de
desanimar no engajamento.
Dica:
Toda reportagem de jornal é uma boa sinopse. O que vai torná-la especial é a forma
em que você vai ilustrá-la. É igual receita de bolo; é igual pra todos, mas
pode ficar melhor, dependendo dos ingredientes utilizados e do empenho de seu
cozinheiro.
Faça
um bom planejamento de roteiro;
Organizando
tudo, você terá o argumento (eu gosto de chamar de "esqueleto");
Escreva
em tópicos, o que os personagens vão fazer; evitando diálogos (deixe isso para
quando for escrever pra valer);
Se
achar que o argumento está muito curto (8 páginas dá em torno de 40 laudas, o
equivalente a 100 páginas de livro 14X21 cm), acrescente dois enredos paralelos
e os desenvolva junto com a obra. As novelas são longas porque desenvolvem mais
de 40 enredos simultâneos;
Comece
a praticar com pequenos contos e crônicas. Observe o cotidiano para se
inspirar;
Reunindo
tudo, encare a tela em branco e mande brasa, tecendo o argumento e
transformando em roteiro.
2-
Construindo a obra
Procure
escrever no bloco de notas (salvando várias vezes), para praticar mais a sua
ortografia. Depois vai colando os capítulos no word, fazendo as eventuais
correções;
Comece
cada capítulo com um momento questionador, fazendo o leitor se sentir cúmplice
da trama e sempre feche o capítulo com um suspense, fazendo o leitor ter
vontade de continuar a obra;
Escreva
sempre de bom humor;
Faça
intervalos na escrita e nunca escreva com sono ou indisposto;
Use
a parte mais conflitante e intrigante da história e transforme-a em título do
livro.
Revise
várias vezes a história.
3-
Registrando
Encaderne
de forma numerada e leve à Biblioteca Nacional, depositando o valor da taxa no
Banco do Brasil;
Eu
recomendo não enviar as encadernações para as editoras convencionais. Você leva
de 6 a 12 meses para receber um "Não" formalizado;
Editoras
convencionais dificilmente contratam escritores iniciantes. Então, mãos na
massa pra ganhar reconhecimento;
Invista
no aprendizado para construir o visual gráfico de seu livro. A economia será de
até 300%. Um livro de 100 páginas fica em torno de R$ 300 (30 exemplares) na
gráfica e as vendas totalizam um lucro de até 100%;
Faça
um blog e páginas oficiais em redes sociais;
Faça
propaganda virtual, divulgação de resenhas em blogs, promoções, descontos e
sorteios.
4-
Editoras por demanda
As
editoras por demanda são gráficas especializadas no serviço editorial. São
excelentes para construir e expor o seu livro à venda. Mas eles não passarão
disso. O empenho de marketing literário é todo seu;
Aprenda
a simplificar ao máximo os seus serviços, solicitando apenas a impressão dos
livros;
A
porcentagem de venda é de 10 a 20%. Em poucos casos, 30%;
Faça
o orçamento antes, porque o serviço pode ficar barato na arte, mas caro demais
na impressão e preço final. Daí você terá que comprar um lote para baratear e
vender por conta própria. Veja só; você acabou trabalhando duas vezes para a
editora e ainda vai ajudar a divulgar os serviços deles!;
Se
você vai publicar muitos livros, aprenda de uma vez a ter sua própria editora,
economizando e lucrando mais.
5-
Livro publicado
O
autor é responsável pela divulgação e marketing;
Apareça
em eventos, levando pelo menos 2 livros na mochila. Logo aparecerá uma
oportunidade para falar sobre seu trabalho e você acabará vendendo um livro
inesperadamente;
A
internet é uma grande aliada do escritor. Use e abuse de blogs, redes sociais,
Twitter, Facebook, Skoob, lista de e-mails, e quando criar promoção, apresente
as novidades;
Procure
redação de jornal local e leve um exemplar, pedindo uma matéria. Faça o mesmo
nas emissoras de rádio;
Mantenha
o seu nome "aquecido" no mercado virtual, anunciando novidades,
promoções, notícias, parcerias e colaborações culturais;
Muito
cuidado para não cair no "conto do vigário", com parcerias
mirabolantes e projetos embrionários. Seja esperto sempre!
Leo Vieira
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