Desenvolvendo uma Biblioteca Comunitária
A
principal meta de um escritor é se tornar reconhecido como escritor.
O
principal argumento que possa alegar o ofício do escritor são os seus livros
publicados.
Para
que um escritor tenha muitos livros publicados, é conveniente que ele tenha
livros vendidos.
Para
que um escritor venda muitos livros, é necessário que ele seja um escritor
militante.
Para
ser militante, um escritor precisa escrever muito.
Para
escrever muito, nem sempre um escritor precisa apenas escrever livros.
Se
um escritor não tem como publicar muita coisa, ele pode publicar em blogs.
Se
um escritor publica muita coisa em blogs, ele pode conquistar leitores.
Os
leitores conquistados vão acompanhar o que ele tiver publicado.
Com
as vendas de suas publicações, o escritor pode publicar mais livros.
Com
mais livros publicados, o escritor pode vender mais e poder investir mais.
Se
ainda assim, o escritor achar cansativo e quiser andar mais devagar, vamos
focar então na meta de despesa menor de investimento.
O
escritor precisa se tornar conhecido, mas também precisa fazer boas ações
literárias.
Vou
ensinar a fazer "Heroísmo Literário".
Um
empresário quando se envolve em filantropia, precisa fazer algo pela sociedade
a qual obteve sustento por meio dela. Isso é uma forma de gratidão, além de
abatimento de impostos.
No
caso de nós, escritores, precisamos defender e proteger o nosso espaço
literário,
desenvolvendo os leitores de amanhã (literalmente, porque eles se
interessarão
mais por suas obras).
Uma
das alternativas é preparando a "trincheira" que receberão as nossas
"armas" (livros). Esse arsenal precisa estar bem preparado e nada
melhor que o próprio capitão para fazer essa tarefa tão nobre e digna de
admiração.
Tópico
1: Local
Defina
o espaço que receberá a sua obra e motive os soldados a cuidarem do acervo.
Existem escolas em lugares carentes, condomínios e instituições que não possuem
biblioteca organizada. Se ofereça para desenvolver a atividade, designando
tarefas para professores, funcionários e alunos.
Material:
uma sala com prateleiras, mesa e cadeiras, um fichário e, se possível, um
computador para controle dos livros e dos usuários.
Tópico
2: Organização
Verifique
os livros que estão no local e separe por classificação. Você também pode
designar os funcionários para conseguir doações entre eles. Se a instituição
tiver verba, negocie com as editoras com compra especial com desconto. Se a
instituição for filantrópica, desenvolva a carta timbrada na prefeitura para
que consiga doação.
Tópico
3: Catálogo
Com
as obras reunidas, faça catalogação das mesmas, organizadas por temas nas
prateleiras (ficção, infantil, técnico, enciclopédia, etc)
Cada
aluno deverá fazer uma ficha, a qual ficará registrada virtualmente, ou por
fichário
(nome, RG, CPF, endereço, e-mail e telefone). A retirada dos livros não
terá
custo, mas esboce uma taxa simbólica de multa, caso não seja devolvido no
prazo. A multa não tem intenção de punir o leitor, somente para ressaltar a
responsabilidade.
Fazendo
isso, você terá até o mérito de ter a biblioteca batizada com o seu nome (!).
Depois, visite regularmente e acompanhe as novidades. Crie circuitos
literários, rodas de leitura, palestras, leitura para crianças, entre outras
atividades na biblioteca.
Essa
tarefa é muito nobre e conveniente para cada escritor. O resultado são
reconhecimento, prestígio, respeito e divulgação cultural literária.
Leo Vieira
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