quinta-feira, 8 de março de 2012

Mapa de Cultura do Estado do Rio

Prezados,

A Secretaria de Estado de Cultura do RJ está realizando um Mapa de Cultura do Rio de Janeiro, que vai levantar as manifestações populares, festas, patrimônios materiais e imateriais, artistas locais, entre outros, de todos os municípios do estado. Nossa caravana, com pesquisadora, fotógrafa e cinegrafista, visitará São Gonçalo em março.

Gostaríamos de pedir informações sobre a atividade cultural da cidade. Nosso interesse é na lista de espaços culturais do municípios (com endereços e contatos, se possível):

- Salas de Exibição/ Cinemas
- Teatros/ Auditórios
- Salas de exposição/ Museus
- Centros Culturais/ Casas de Cultura
- Bibliotecas/ Salas de Leitura

Na agenda cultural (festas, festivais, encontros que aconteçam periodicamente), principais artistas e/ou grupos (em todas as áreas: artesanato, música, teatro, etc), patrimônio natural, material (bens tombados, principais Pontes e monumentos, principais Igrejas e templos, principais Fazendas e sítios históricos, Prédios de destaque) e imaterial (bandas centenárias, grupos de cultura popular, grupos de teatro, dança, arte popular, artesanato, etc; destaques da culinária: pratos típicos, principais mestre-cucas, etc) e qualquer outra informação sobre a produção cultural na cidade.

Além disso temos interesse em informações relacionadas à Letras e educação (A cidade possui Universidades Públicas (federais, estaduais e municipais)? Principais especializações da cidade; Livros produzidos no local ou sobre o local? Possui Academia de Letras? A cidade possui algum escritor que vale ressaltar) e Mídia (quais são os principais veículos: impresso; audiovisual (TV e rádios); digital da cidade? e os veículos comunitários? a cidade possui Internet em locais públicos?)

Envio abaixo o release do projeto.

Aguardo retorno e agradeço desde já a atenção dispensada.

Qualquer dúvida, estou à disposição para maiores esclarecimentos.

Cordialmente,
Tatiana Teitelroit
Diadorim Ideias & Comunicação
(21) 2220.2115 e 2146.2115





CARAVANA CULTURAL INVADE OS CAMINHOS FLUMINENSES

Mapa de Cultura do Rio de Janeiro, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura com patrocínio da Petrobras, será disponibilizado na internet em várias mídias com roteiro e informações sobre todos os municípios.

Da Festa do Divino em Paraty à tradição finlandesa de Itatiaia, das serestas de Conservatória ao Boi Pintadinho de Campos: diversas atividades culturais do cenário fluminense vão compor o Mapa de Cultura do Rio de Janeiro, que está sendo produzido nos próximos seis meses e será disponibilizado na web em 2012. O Mapa, que terá recursos de georreferenciamento, vai oferecer um mergulho na cultura do Rio, a partir de um levantamento de espaços culturais, calendário fixo cultural, principais destaques do patrimônio material, imaterial e natural de cada cidade do estado.

“Traçar o Mapa de Cultura do Rio de Janeiro é uma prioridade, um dos nossos projetos mais importantes e necessários”, diz a Secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes. “Ele nos ajudará a conhecer mais a fundo o tecido que forma a cultura do nosso estado, fará uma radiografia do que realmente são nossos 92 municípios e nos fornecerá subsídios para a elaboração do Plano Estadual de Cultura”.

"Mapear a Cultura fluminense - e construir uma ampla base de dados sobre as suas manifestações, espaços e potenciais - é uma ação de extrema importância para se conhecer em detalhes o tamanho e a diversidade do patrimônio do estado. Ajudará, também, na tarefa de pensar as políticas públicas para o setor. Para a Petrobras, patrocinar esse projeto representa não somente reconhecer o seu mérito, mas dar um importante retorno ao estado que, há tantos anos, sedia e acolhe a empresa", diz Eliane Costa, gerente de patrocínios da Petrobras.
O Mapa de Cultura será como uma bússola para estudantes, turistas, produtores culturais e interessados em cultura em geral, que poderá conduzi-los aos Quilombos do Vale do Paraíba ou à Festa do Cascudo em Itaperuna. Um guia para dançar o Mineiro Pau ou jongar em Pinheiral. Trará ainda um registro de manifestações ligadas à cultura digital e indicará os principais festivais de cultura do Estado, como o Festival de Jazz de Rio das Ostras ou o festival de música do Vale do Café, entre tantos outros.

O projeto vai mostrar, através do portal Cultura.rj (www.cultura.rj.gov.br), da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, uma ampla pesquisa sobre o que os 92 municípios fluminenses produzem em áreas como música, teatro, artes visuais, arquitetura, gastronomia, dança, entre outras.

Pé na estrada
O mapeamento cultural do Estado vai contar com equipes de repórteres, fotógrafos e cinegrafistas que vão percorrer todo o território para retratar e divulgar as riquezas e diversidades da cultura produzida no interior do estado do Rio. O projeto, realizado com patrocínio da Petrobras através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Lei do ICMS), será produzido pela Diadorim Ideias & Comunicação e disponibilizará textos, fotos e vídeos para o grande público, num esforço de catalogação inédito. Em novembro, começam as duas primeiras caravanas que vão passar pela sua cidade.


Se você tiver dicas, informações e sugestões sobre o Mapa de Cultura do Rio de Janeiro, por favor, escreva para gente no email: mapaculturarj@gmail.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Curta nossa página no facebook: http://www.facebook.com/mapadeculturaRJ

Mais informações:
Diadorim Ideias & Comunicação
(21) 2220.2115 e 2146.2115

Alecognição - de Leo Vieira



Alecognição é um romance de ficção, aventura e suspense, utilizando abordagens sobre manipulação e opressão moral e espiritual, narrando como o mundo é ameaçado através do mercado, política e religião.
O romance conta a infância transtornada de Galileo, que sofre influências e perturbações de seus brinquedos, que foram possessos por entidades demoníacas, se passando por amigos imaginários.
No decorrer da trama, Galileo aprende através de seus amigos, lições memoráveis como a terapia do perdão, da reconciliação, a persistência, a coragem, como vencer o medo e como desapegar do materialismo e exibicionismo. Também tem revelações importantes sobre administração estratégica, como evoluir no mercado de entretenimento, a arte da propaganda e como conviver bem com a concorrência e conquistar aliados, mesmo que eles sejam inimigos. Um ponto muito especial é a reflexão sobre a importância do emprego e como não esteriotipá-lo como algo enfadonho e estressante.
O livro também deixa uma lição sobre a ansiedade e a necessidade de não querer realizar os propósitos rápido demais, aprendendo a cumprir um dia de cada vez, com paciencia e perseverança.
Alecognição é uma história envolvente, reflexiva, filosófica e didática. Descubra como todos nós somos meras peças neste complexo e faraônico jogo do Universo.


O autor:

Nascido em São Gonçalo, Rio de Janeiro, em 1982, Leonardo Vieira Silva é ator, dublador, escritor e estudante de Teologia. É membro da Sociedade de Artes e Letras de São Gonçalo desde 2006, sendo o atual secretário.
Autor do livro "Alecognição" (Editora Lexia), romance de ficção e suspense, usando a cidade de São Gonçalo como cenário da trama.



ALIENAÇÃO INFANTIL


A infância é o momento mais mágico e precioso da vida do ser humano. Um momento de descobertas, curiosidades, fantasias, medos, dúvidas, conflitos, intrigas e questionamentos. Quando se é criança, tudo é novidade e coisas simples são mágicas e coisas desagradáveis podem se transformar em traumas e complexos pesadelos.
Isso se explica as situações em que adultos se tornam problemáticos e infelizes consigo mesmo. A revolta interior muitas vezes está direcionada para algum trauma de infância.
Desde bem cedo, o ser humano precisa de integração social. Se o seu senso comunicativo não for exercitado e explorado o suficiente, ele pode vir a se tornar introvertido e isolado.
É essencial que as crianças tenham a criatividade testada através dos pais e também com outras crianças.Quando os pequenos aprendem a construir ideias, eles passam a criar e imaginar tudo. É nesse momento em que surgem os amigos invisíveis, que são alegorias baseadas em sua própria cognição. Elas se apresentam por vozes em suas mentes ou se transfiguram nas bonecas ou bichos de pelúcia.
De certa forma, essas criaturinhas invisíveis e incompreensíveis para os pais e outros adultos são de grande importância para as crianças, porque são através destes seres que elas aprendem a desenvolver um equilíbrio moral, emocional e intelectual.
No livro Alecognição, de Leo Vieira (Editora Lexia) é revelado um complexo jogo de tabuleiro, ministrado por espíritos decaídos. Através do percurso deste jogo, os demônios competidores são designados para exercer influências através das mentes humanas e assim, desenvolver o caos psíquico, físico e espiritual em todo o mundo. As ferramentas de atuação são de amigos imaginários, consciência, perturbação, depressão e insanidade. Através deste romance de ficção e suspense, todos terão a oportunidade de conhecer o grau de periculosidade envolvida quando não se dá atenção suficiente a uma criança e que a introspecção solitária pode ocultar grandes surpresas.


CONSUMISMO E MATERIALISMO


Por que compramos coisas? Será que realmente precisamos delas? Atualmente, participamos de um laborioso sistema linear, onde somos persuadidos a comprar coisas cada vez mais desnecessárias, contribuindo para o sustento do mercado e para a escassez dos recursos naturais.
O jogo do consumismo e materialismo existe há muito tempo e faz do mercado o tabuleiro, os consumidores as peças e a natureza a grande vítima. A sociedade, tenta através da propaganda, nos impor um falso moralismo e estabelecer uma cultura fútil de que você precisa comprar para ser feliz, e que depois que você compra, o mesmo produto ficou desnecessário e ultrapassado.
O comércio tenta nos impor que precisamos de muitas coisas para viver bem. Mas na verdade, precisamos de cada vez menos coisas para sermos livres e independentes. O excesso de compras e bens acumulados somente nos escravizará em dívidas e nos privará de espaço e praticidade. A questão é que o comércio quer nos fantasiar de que seríamos infelizes e ultrapassados se não nos adaptarmos às suas influências consumistas.
No livro Alecognição, de Leo Vieira (Editora Lexia), é mostrado uma experiência de materialismo feita com ratos. Os animais, que viviam bem sem moradia e com pouco alimento, começam a se acomodar com três volumosas armadilhas e nelas constroem tocas e demarcam territórios. Em seguida, após perder tudo em um incêndio intencional, os ratos ficam desesperados e começam a brigar pelos territórios restantes, até resultar em caos e auto-destruição.
Da mesma forma, o mundo também seduz a civilização com conforto e fartura. Sendo ratos ou humanos, a reação é igual.Quando todos se rendem ao conforto e a comodidade, surge a crise e a escassez. O consumismo exarcebado provoca grandes crises capitalistas.
Quando um local do planeta é tomado pela destruição e poluição, para atender às demais classes de cima, as classes mais baixas são esmagadas. A humanidade precisa se coinscientizar e aprender a ser feliz com o que tem.

A IMPORTÂNCIA DO EMPREGO E APRENDENDO A SER FELIZ COM ELE


Você é feliz com o seu trabalho? Acha que ganha o suficiente para se manter? Termina o expediente satisfeiro com o resultado? Infelizmente as respostas não são geralmente positivas na maioria das vezes, talvez porque a gente aprende a odiar o emprego porque todos taxam como algo enfadonho, cansativo e estressante. Mas o emprego é necessário para construir nossa vida social, fertilizar ideias, e impedir a rotina.
Quando trabalhamos, passamos a ter um estilo de vida mais dinâmico e interativo. Convivemos com metas e os desafios passam a ser motivadores. Assim como em um esporte, também vivemos o turno com metas, desafios, regras, propósitos e no final, terminamos cansados, porém felizes com a partida. Isso também deve ser aplicado ao trabalho, até porque somos pagos no final. O trabalho, quando aliado a algo motivador, proporciona grandes resultados. Grandes empresários somente fechavam contratos em coquetéis e partidas de golfe.
No livro Alecognição, de Leo Vieira (Editora Lexia), Galileo é orientado através de seu amigo Aristarco a criar uma empresa, mas que ela deveria ser focada em algo que realmente gostava, para evitar o cansaço, desânimo e obter êxito nos projetos. Quando aprendemos a realizar as atividades com bom-humor, os resultados são tão gratificantes quanto o placar de um esporte.


linque para a editora aqui

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Exposição de Artistas Gonçalenses

Alexandre Martins (presidente da SAL) com sua contribuição.

A SAL - Sociedade de Artes e Letras de São Gonçalo - participou da Exposição de Artistas Gonçalenses que foram listados no livro "Perfis Biográficos de Artistas Gonçalenses", publicado pela Secretaria de Cultura do município.
Vários membros da SAL fizeram parte do elenco desse livro e compareceram ao evento que teve a presença de autoridades do Executivo de São Gonçalo.



Luiz Hazediaz, Alexandre Martins e Heber Soares com sua esposa.

Alvarenga, Luiz Hazediaz e Alexandre Martins

Alexandre Martins, Jorge Aranha (vice-prefeito de São Gonçalo), Jorge (editor do Jornal do Conleste) e Luiz Paiva (Secretário de Planejamento do município)

Tatiana Pailos, Alexandre Martins e Décio Machado

Denise Velasco (SAL) e Bruna Tavares (Tesoureira da SAL)

Alexandre Martins, Antonio Rosa Martins, Denise Velasco e Lygia Pacheco Martins


Bruna Tavares (tesoureira da SAL), Alexandre Martins, Luiz Hazediaz e Décio Machado


obra participante por Denise Velasco



quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Carta à Prefeita

o polêmico deputado Jean Willis (PSOL) enviou à Prefeita de São Gonçalo uma carta em outubro de 2011:

Carta à prefeita de São Gonçalo-RJ, Sra. Maria Panisset (04-10-2011)



Câmara dos Deputados
Gabinete do Deputado Jean Wyllys PSOL/RJ
Brasília, 4 de outubro de 2011
.
A SUA EXCELÊNCIA MARIA APARECIDA PANISSET
PREFEITA DE SÃO GONÇALO, RJ

Exma. Sra. Maria Aparecida,
É lamentável a notícia de iminente demolição da construção que representa um dos reminiscentes marcos da origem histórica da Umbanda – o casarão da Rua Floriano Peixoto, na cidade de São Gonçalo, RJ. Foi naquela casa, já castigada pelo tempo desde sua fundação no início do século 20, que Zélio Fernandino de Moraes, o anunciador da Umbanda, celebrou as primeiras cerimônias para a comunidade daquele município.
É competência comum da União, dos Estados e dos Municípios, a defesa do patrimônio cultural (Constituição da República, artigo 23, incisos III e IV), tendo em vista, especialmente, a importância deste bem para toda a coletividade e o interesse público por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil.
A umbanda é religião genuinamente brasileira, sincretizando elementos de diversas matrizes da nossa formação, como do catolicismo, do espiritismo e de religiões de origem africana. Não é por outro motivo que é considerada patrimônio imaterial do estado do Rio de Janeiro (Lei Estadual nº 5.514/09). Sendo patrimônio imaterial, os bens que representam em concreto suas origens devem também ser preservados. É vergonhoso tamanho descaso par a com a nossa cultura e nossa história. O imóvel deveria estar sob regime de especial proteção, como o tombamento. É lamentável que os entes da federação omitiram-se em cumprir seus deveres.
Não se diga que ninguém solicitou providências ao poder público como desculpa para a desatenção com a casa, uma vez que o tombamento de bens particulares pode ser voluntário ou compulsório. Nesse último caso, é de iniciativa do Estado (art. 9º, Decreto-lei 25/37).
Em não tendo ainda sido demolida a casa, pede-se que os poderes públicos tomem as medidas cautelares de urgência a fim de evitar esse sangramento de nosso patrimônio histórico.

Jean Wyllys – Deputado Federal – PSOL-RJ

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Exposição do Curso DESTEC

A Sociedade de Artes e Letras (SAL) esteve prestigiando e apoiando o evento na Casa das Artes Villa Real (Zé Garoto, São Gonçalo) no dia 18 de agosto, que expôs os trabalhos dos alunos do Curso de Desenho Destec, fundado em São Gonçalo há 15 anos.

Denise Velasco (sócia da SAL) responsável pela Casa das Artes e Curadora da Exposição, Alexandre Martins (presidente da SAL) e Marilyn Pires (da Secretaria de Cultura/SG)

Décio Machado (sócio da SAL) e Marilyn Pires

artistas gonçalenses assinando cadastro para a SAL



quinta-feira, 18 de agosto de 2011

XV Bienal do Livro do Rio de Janeiro


de 1º  a 11 de setembro

Riocentro - Avenida Salvador Allende, nº 6.555 – Barra da Tijuca
Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)


...A Bienal:
A grande festa do livro, que reúne todo o mercado editorial brasileiro nos anos ímpares, com grande destaque mundial, só poderia acontecer no Riocentro - maior centro de convenções da América Latina.
Reformado e com seus pavilhões climatizados, o Riocentro possui uma área total de 571 mil m², dividido em cinco pavilhões e com amplo estacionamento para sete mil veículos.

Dias e Horários:

Dia 1 - das 12h às 22h
Dia 2 - das 9h às 22h
Dia 3 - das 10h às 22h
Dia 4 - das 10h às 22h
Dia 5 - das 9h às 22h
Dia 6 - das 9h às 22h
Dia 7 - das 10h às 22h
Dia 8 - das 9h às 22h
Dia 9 - das 9h às 22h
Dia 10 - das 10h às 22h
Dia 11 - das 10h às 22h


Ingressos:
R$12,00 - inteira
R$ 6,00 - meia-entrada

* Professores, bibliotecários e profissionais do livro têm acesso gratuito.


Maiores informações: www.bienaldolivro.com.br

alguns Editais e Projetos Culturais abertos.


Secretaria de Estado de Cultura 

anunciou no último, 11 de agosto, seu maior e mais abrangente pacote de editais. São, ao todo, R$ 40.900.000,00, distribuídos em mais de 40 diferentes Chamadas Públicas. Este é o maior investimento direto em cultura realizado de uma só vez pelo Governo do Rio de Janeiro.  O pacote representa um aumento de 440% em comparação a 2008, quando a Secretaria de Cultura começou sua política de editais

Entre as novidades dos Editais de 2011 destacamos: 
  • a Bolsa de Criação Literária, na qual oito selecionados, fixando-se em diferentes cidades do estado, receberão R$ 30 mil, cada, para produzir um conto, um livro, uma novela, ou demais trabalhos literários sobre o lugar escolhido;
  • a chamada pública para Criação Artística no Funk dá à juventude dos territórios populares a oportunidade de produzir videoclipes, CDs e projetos de memória, comunicação e circulação do gênero, e vai contemplar, com R$ 20 mil, cada projeto; 
  • no quesito Carnaval foram criados os módulos Clóvis/Bate Bolas, Eventos Carnavalescos e Pré-Carnavalescos. O primeiro celebra uma importante tradição do subúrbio. Os dois últimos são destinados a Bailes, Shows, Performances, Cortejos e Corsos (que não se caracterizem como desfiles) realizados em locais abertos e que tenham tradição no estado; apoio a projetos de restauro do patrimônio arquitetônico fluminense.

Além dessas novidades, mais uma vez serão realizadas chamadas públicas para propostas de música, nos estilos clássico e popular; festivais de teatro, música e audiovisual; mídias digitais; montagem de espetáculos; desenvolvimento de filmes de longa-metragem e de séries de TV; registros de tradição oral; modernização e preservação de museus e centros de memória; incentivo a novos autores; aquisição de acervo para bibliotecas comunitárias; e  produção de estudos e documentos de inventariação e difusão do acervo cultural fluminense, entre outras linhas de ação cultural.

Mais informações em:





Furnas Centrais Elétricas S.A. 

comunica que receberá no período de 13 de julho a 31 de agosto de 2011 (data limite de postagem) projetos culturais destinados à ocupação dos ambientes do Espaço Cultural Eletrobras Furnas, localizado na cidade do Rio de Janeiro - RJ, no bairro de Botafogo, para formação de sua programação no ano de 2012.

A empresa disponibilizará um investimento de R$ 1.300.000,00 (um milhão e trezentos mil reais) nos projetos, sem recursos da lei Rouanet (Lei nº. 8.313, de 23/12/1991), apresentados nas seguintes áreas artísticas:

- Artes Visuais (fotografia, escultura, pintura, gravura, desenho, instalação, videoinstalação, intervenção e novas tecnologias ou performances);
- Artes Cênicas;
- Música;
Outras

Nas seguintes modalidades:
- Espetáculos;
- Exposições;
- Palestras;
- Encontros;
- leituras dramáticas;
- lançamento de livros.

Mais informações em:

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

SAL na Academia de São Gonçalo



A AGLAC - Academia Gonçalense de Artes, Letras e Ciências - receberá o escritor  
Décio Machado,
sócio da SAL, que discorrerá palestra sobre o tema:


Compactualismo Universal
um novo estilo literário

18 de agosto, às 17h

salão nobre do
Instituto Cultural Brasil Estados Unidos
r. Rua Dr Francisco Portela, 2772 
Zé Garoto - São Gonçalo 

informações: (21) 2605-4787

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Job!

 
Profissional de Comunicação Agência de Mídia Out Of Home e Promoções e Eventos busca profissional dinâmico, criativo e com iniciativa. Experiência em atendimento/planejamento para campanhas publicitárias que envolvam necessariamente promoções, pdv ou even...tos, reunião com clientes, elaboração de briefing criativo, planejamento das campanhas e interface com as demais áreas da agência. É necessário ter experiência profissional, estar cursando ou ter concluído ensino superior, além de residir na cidade de Niterói ou São Gonçalo.
 
Enviar email para curriculorsant@gmail.com 
 

Seminário de Políticas Públicas de Cultura do Rio de Janeiro


A edição 2011 do Seminário Permanente de Políticas Públicas de Cultura do Estado do Rio de Janeiro – UERJ & Comcultura, está  com inscrições abertas até 20 de agosto.

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ e a Comissão Estadual dos Gestores de Cultura /COMCULTURA RJ, estão com inscrições abertas para a 10º Edição do Seminário Permanente de Políticas Públicas de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, com aula inaugural dia 31 de agosto, proferida pelo  Prof. Dr. Luis  Porta, da Universidade Nacional Mar Del Plata – Argentina. O seminário tem apoio da Fundação Casa de Rui Barbosa – MinC,  Secretaria de Estado de Cultura RJ, e financiamento do Programa Cultura Viva, da Secretaria Cidadania e Diversidade Cultural / Ministério da Cultura, com o qual viabilizou-se o Pontão Rede Fluminense de Cultura – Comcultura RJ, realizadora do seminário.

 Na sua trajetória de curso de extensão ao longo de dez anos, além das metas acadêmicas exploradas nas aulas e encontros, o Seminário provocou debates, estimulou outros, catucou situações estacionadas, e sobretudo, aglutinou agentes culturais do poder público e sociedade civil, em reflexões inéditas sobre  políticas culturais no estado. O grupo de gestores culturais que buscou  junto ao Departamento Cultural da SR3 UERJ, a organização do curso, fecha o ciclo atravessada uma década, com nova proposta  para academia: a instalação do curso de Gestão em Políticas Culturais, com titulação de Graduação, considerando a dinâmica Formação X Profissionalização, para oficialização da função de gestor cultural nos diferentes segmentos e postos de trabalho, nas esferas pública e privada.
 Para 2011, ano de sua última edição, as aulas e palestras acontecem quinzenalmente  às quartas-feiras (de 11 às 18h), de 31 de agosto à   30 de novembro, na UERJ Maracanã e na FFP UERJ ( Unidade São Gonçalo), com temas divididos em cinco módulos: 1. Política cultural: conceito e histórico e as políticas culturais no Brasil, 2. Estado e cultura: panorama contemporâneo, 3. Política cultural no estado fluminense: contexto atual, 4. Legislação cultural, 5. Planejamento e ação: Gestão e administração de instituições culturais, 6. Patrimônio material e imaterial, 7. Turismo cultural  e potencialidades da cultura no Estado do Rio de Janeiro, 8. Educação & Cultura & Meio ambiente, 9. Estratégias e alternativas de comunicação, 10. Planejamento e elaboração de projeto cultural ( edital, prêmios), 11. Financiamento da Cultura (Procultura, Lei ICMS), 12, Economia Criativa, 13.. Tensões culturais e especificidades municipais, 14. Sistemas Municipais de Cultura, o CPF da Cultura: Conselho, Plano e Fundo Municipais de Cultura, 15. Núcleos de Pesquisa Cultural: Carta de Catarcione, 16. Desenvolvimento e orientação de trabalhos acadêmicos (inicio em setembro, fechamento em novembro). Dentre os professores e especialistas convidados, estão Antonio Jardim, Andréa Falcão, André Diniz, Bernardo Machado, Cascia Frade, Cleise Campos, Cristina Carvalho, Flavia Barreto, Flavio Aniceto, Luis Porta, Lia Calabre,Valeria Guimarães, Rafael Nacif, Leonardo Mesentier, Mariana Várzea, Márcia Bibiane, Marcondes Neto, Maria Amélia Curvello, Sonia Cardoso, Marta Fonseca, Paulinho Baiense e ainda convidados especiais, registrando depoimentos pelos dez anos de execução do seminário.

Serão certificados pela UERJ, os participantes que tiverem no mínimo 75% freqüência e apresentarem trabalho de conclusão de curso. Ficha de inscrição, programa completo e outras informações, na COMCULTURA RJ: 
(21)2725-6084

e-mail  

ou diretamente no 
Departamento Cultural UERJ - Decult  SR3 UERJ (Rua São Francisco Xavier, 524, Bloco F, Sala T-126 /CEP 20550-013  (21)2334-0114).

Animação brasileira cresce, mas ainda precisa de incentivo do governo

Mercado ganhou fôlego nos últimos anos e exige profissionais qualificados

Felipe Tavares Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) (Foto: Divulgação)Felipe Tavares, presidente da Associação
Brasileira de Cinema de Animação, traça
panorama do mercado (Foto: Divulgação)
Há tempos ver desenho deixou de ser uma atração apenas para as crianças. A animação se transformou em uma indústria e hoje atrai milhares de profissionais, que sonham em dar vida para suas histórias. Só a última edição do festival Anima Mundi contou com 421 filmes de 44 países. O Brasil compareceu com 77 produções. A trajetória de sucesso de animadores brasileiros como Carlos Saldanha, que conquistou o público nacional e internacional com a animação "Rio", é um incentivo para os jovens desenhistas, que podem escolher entre uma gama variada de opções de trabalho.

“O mercado está explodindo. Basta dar uma olhada nas grades de programação da TV. Existe também uma demanda grande na área de jogos, além de criação de projetos para dispositivos móveis, sites e softwares interativos. Algumas escolas já estão adotando os tablets. O MEC tem o projeto de um computador por aluno, o UCA. Isso tudo é ótimo para quem trabalha com animação”, explica o professor Francisco Marinho, do Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A universidade criou em 2009 o primeiro curso de graduação em Animação do Brasil, onde os alunos aprendem diversas técnicas como 2D, 3D e Stop Motion, e podem escolher entre a habilitação em Animação ou em Artes Digitais.

Segundo Felipe Tavares, presidente da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), a demanda é grande, porém, ainda faltam profissionais especializados e mais escolas. “Se queremos ter uma indústria brasileira de animação, precisamos qualificar os profissionais. Existem alguns cursos, como na UFMG; na Universidade Veiga de Almeida, no Rio; na Universidade de Pelotas, no Sul, mas ainda é pouco. Um bom animador ganha em média entre R$ 2,5 mil e R$ 3 mil, mas isso depende do projeto. Antes de tudo, ele tem que saber desenhar e construir as expressões, combinar cores, entender o conceito. Só depois disso é que pega nos softwares de animação. Engana-se quem acredita que animação é só no computador”, explica Tavares.

Nos últimos três anos o mercado da animação ganhou mais fôlego, por conta das coproduções com o exterior e do apoio (incipiente) do governo brasileiro. “A coprodução foi a maneira encontrada pelos animadores para viabilizar os projetos. Em 2008, a criação do Anima TV, programa de incentivo do governo para o setor de animação, foi uma ótima iniciativa. Dos 257 projetos inscritos, foram selecionados 17, que receberam R$ 110 mil para fazer uma animação de 11 minutos. Após a exibição dos pilotos na programação da TV Cultura de 25 a 30 de janeiro de 2010, dois projetos foram selecionados para a assinatura de um novo contrato no valor de R$ 950 mil, que prevê a produção de mais 12 episódios. Os produtores e autores também participaram de oficinas com consultores nas áreas de Narrativa, Arte, Produção e Comercialização”, conta Tavares.

Com a troca de governo, porém, o processo de incentivo para a animação brasileira parou, lamenta o presidente da ABCA. “O retorno que temos no momento é que está havendo uma reestruturação. Ainda é muito caro fazer animação. Uma série para TV custa cerca de 6 ou 7 milhões de dólares. E o cinema ainda é mais caro do que isso. Ainda precisamos do governo para consolidar nossa indústria, até conseguirmos a independência. O curta-metragem é a janela de exibição do conteúdo brasileiro, esse processo não pode parar. Estamos torcendo para que os apoios voltem a acontecer o mais rápido possível”, completa.
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CRIA





O CRIA- Centro de Referência, Iniciação e Aperfeiçoamento em Animação e Artes Aplicadas, é uma divisão do estúdio de animação 2DLab focada na capacitação artística e técnica para as diversas atividades ligadas ao cinema de animação e às artes em geral, através de palestras, cursos livres e workshops. Interessado em promover e incrementar a qualificação criativa e a capacidade produtiva dos talentos brasileiros, o CRIA pretende preparar seus estudantes para atender às (cada vez mais) exigentes demandas do mercado, e se tornar referência na formação de profissionais da animação e artes afins.

Se por um lado, nos trabalhos individuais precisamos desenvolver e explorar nosso próprio repertório criativo, por outro, em grandes projetos colaborativos, precisamos exercitar o diálogo criativo, a integração e convergência de múltiplos talentos, e a construção de novos processos a partir dos nossos processos individuais. Precisamos direcionar nossas habilidades para poder contribuir e valorizar uma mesma essência original. Na base comum dessas duas formas de realização complementares, está o domínio dos nossos próprios processos técnicos e artísticos. Acreditamos que para atingir esse domínio, é fundamental conhecer e praticar muito cada disciplina: é preciso se especializar.

O CRIA é um berço que acomoda diferentes programas de especialização. Os Pilares do CRIA priorizam o desenvolvimento de uma sensibilidade artística e de um olhar crítico, fundamentais para qualquer formação artística. Dedicando a maior parte da carga horária para exercícios práticos orientados, prioritariamente em técnicas básicas e tradicionais, evitamos ao máximo as distrações técnicas e tecnológicas, focando na construção natural dos fundamentos e na autonomia criativa. O número reduzido de participantes por turma visa a orientação individual e adequada ao ritmo de cada participante.

Os programas oferecidos pelo CRIA aliam o que consideramos ser as demandas de formação mais urgentes do mercado com o perfil de preparação e disponibilidade dos instrutores. No desejo de dar conta das inúmeras disciplinas artísticas na área que se propõe, o CRIA tem interesse em encontrar novos parcerias, sejam novos instrutores, com novos programas, visitantes e palestrantes, empresas ou instituições públicas ou privadas vindos de qualquer lugar do Brasil ou de fora.

Se você ficou interessado em conhecer um pouco mais, entenda como o CRIA funciona.

Boa sorte e esperamos vê-lo em breve!

Andrés Lieban
Idealizador e diretor geral do CRIA