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Argumento

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Cada escritor ou roteirista tem a sua forma especial para desenvolver as suas criações. Não existe regras específicas para isso. Porém é sempre importante aceitar e comparar técnicas conhecidas de quem já trabalha com isso. Uma das habilidades indispensáveis para quem escreve muitos romances e roteiros é o argumento. O argumento é o esqueleto do roteiro. Ele serve para dizer o que acontecerá durante toda a trama. É como contar uma história sem nenhuma narração ou diálogo. É um texto repleto de "o personagem X fará isso, o personagem Y fará aquilo enquanto na cidade A acontece isso". O argumento é uma forma do roteirista preparar a história antes de escrevê-la para valer. Muitas vezes o autor não tem tempo para escrever, por estar atarefado com múltiplos projetos e também estar focado em diversas obras. Neste caso, ele desenvolve os argumentos e os deixam reservados para que os mesmos não se percam nas suas ideias. O roteirista quando é contratado para desenvolv

O que é a "Lei Rouanet"?

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Alexandre Martins   Muitos falam dela, outros se utilizam dela para suas produções culturais, mas o que é a famosa Lei Rouanet? A Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991) é a lei que institui politicas públicas para a cultura nacional, como o PRONAC - Programa Nacional de Apoio à Cultura. Essa lei é conhecida também por Lei Rouanet (em homenagem a Sérgio Paulo Rouanet , Secretário de Cultura de quando a lei foi criada no governo de Fernando Color de Mello). Veja abaixo o que é e como colocar seu projeto nela.   Lei Rouanet - Lei Federal de Incentivo à Cultura - Nº 8.313/91 Objetivo Produção e difusão cultural Regulador Ministério da Cultura Quem Incentiva Pessoa Jurídica e Pessoa Física Como funciona? Abatimento de 100% do valor incentivado até o limite de 4% do Imposto de Renda (IR) devido pela Pessoa Jurídica e 6% pela Pessoa Físi

Roteirizando Gibis, Tiras e Histórias em Quadrinhos

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O roteiro empregado em gibis e tiras é menos textual e mais visual. Por esse motivo que a ação e o humor devem ser mais desenvolvidos, porque a narração passa a ser um pouco desnecessária, dependendo do enredo. O roteiro de tira funciona como uma piada. A piada deve ser rápida e prática, sem rodeios, porque fará algo que conhecemos no teatro como "golpe cênico", que é quando uma cena não precisa ser esmiuçada. A plateia capta e reage na hora (com risos, surpresa ou emoção), demonstrando entendimento. Exemplo: qualquer cena engraçada, trocadilho ou pensamento filosófico pode ser transformada e adaptada para uma tira. Tudo dependerá da praticidade e criatividade. Já o roteiro para quadrinhos exige enredo. Precisa-se pensar no que você quer focar ao elaborar a aventura de humor ou de ação para o seu personagem e os seus coadjuvantes. Uma dica para se ter muita criatividade e desenvolvimento para os seus personagens é desenvolver a biografia dos personagens e a trama

Maurício Duarte na revista digital "Cultura en el mundo"

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Veja nosso associado Maurício Duarte em publicação na revista   Cultura en el mundo 03

O site Arca Literária entrevistou nosso associado

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Mauricio Duarte 1. Maurício, para nós é um grande prazer entrevista-lo. Conte-nos quem é Mauricio Duarte?? O prazer é meu, Ceiça. Uma iniciativa como a sua, da Arca Literária, é fundamental para todos, sejam profissionais do meio literário ou não. Eu sou um meditador. Medito sempre, tanto na ampla acepção da palavra que para nós, ocidentais, significa ficar sentado na posição de lótus entoando AUMMM ou alguma coisa do tipo no estereótipo do oriental, quanto refletir a respeito de um assunto, traçando conjecturas como entende-se a palavra no mundo erudito das nossas terras do Ocidente. Sou um neosanyasin e católico, ao mesmo tempo, fazendo o caminho do Tratado de São Dionísio segundo o OSHO. Dedico meu tempo, exclusivamente, a escrever e fazer arte desde 2008 mais ou menos. Já tinha escrito dois mini-romances durante o colégio, (inclusive tirando o 2o. Lugar num concurso de literatura do Colégio Alcântara, época em que eu era aficionado das histórias em qua

Roteirista

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Um escritor pode trabalhar em diversas atividades envolvendo a escrita e uma delas é com algo em que ele está muito habituado a fazer que é o roteiro. Mas o que afinal o roteiro profissional tem de diferente para o roteiro de um romance? O lado profissional. O escritor quando é roteirista tem o ofício de escrever seguindo regras terceirizadas, seguindo o rumo determinado pelo cliente, no caso, o produtor ou diretor da peça ou do filme. O argumento fica estabelecido e o roteirista segue a sua parte, com a questão do enredo já programado, se atentando no tempo e limites da produção. O escritor que trabalha como roteirista tem uma ótima lição de disciplina e controle, podendo desenvolver e construir bons textos e diálogos na extensão que quiser. Exercício: use uma sinopse alheia e faça um roteiro, sem descrições de ambiente. Somente falas. Faça 4 laudas e depois meça o tempo na leitura. O tempo depende muito das linhas de cada diálogo.

Adaptação Para Quadrinhos

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Quando a palavra "história em quadrinhos" é lida ou pensada, temos o hábito de imediatamente associarmos aos personagens do Maurício de Sousa ou então qualquer outro personagem infantil ou super-herói. Porém para quem conhece bastante do assunto, sabe que este conceito está muito além disso. As histórias em quadrinhos têm a importante missão de nos apresentar uma história sob uma ótica mais visual e menos textual. Uma história em quadrinhos pode ser infantil, adulta, séria, entre outras inúmeras formas em que podemos contar e adaptar. Tudo dependerá de como o autor definir. As adaptações mais infantis podem ficar mais associadas ao estilo cartoon. Já as adaptações de aventura, ao estilo mais conhecido como as dos gibis americanos ou até mesmo os mangás. Alguns dramas podem ser desenhados no estilo europeu, sempre tentando subliminar as narrações através de desenhos e paisagens. Como havia dito antes, que um escritor esculpe a arte com as palavras, o efeito desta vez de