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O site Arca Literária entrevistou nosso associado

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Mauricio Duarte 1. Maurício, para nós é um grande prazer entrevista-lo. Conte-nos quem é Mauricio Duarte?? O prazer é meu, Ceiça. Uma iniciativa como a sua, da Arca Literária, é fundamental para todos, sejam profissionais do meio literário ou não. Eu sou um meditador. Medito sempre, tanto na ampla acepção da palavra que para nós, ocidentais, significa ficar sentado na posição de lótus entoando AUMMM ou alguma coisa do tipo no estereótipo do oriental, quanto refletir a respeito de um assunto, traçando conjecturas como entende-se a palavra no mundo erudito das nossas terras do Ocidente. Sou um neosanyasin e católico, ao mesmo tempo, fazendo o caminho do Tratado de São Dionísio segundo o OSHO. Dedico meu tempo, exclusivamente, a escrever e fazer arte desde 2008 mais ou menos. Já tinha escrito dois mini-romances durante o colégio, (inclusive tirando o 2o. Lugar num concurso de literatura do Colégio Alcântara, época em que eu era aficionado das histórias em qua

Roteirista

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Um escritor pode trabalhar em diversas atividades envolvendo a escrita e uma delas é com algo em que ele está muito habituado a fazer que é o roteiro. Mas o que afinal o roteiro profissional tem de diferente para o roteiro de um romance? O lado profissional. O escritor quando é roteirista tem o ofício de escrever seguindo regras terceirizadas, seguindo o rumo determinado pelo cliente, no caso, o produtor ou diretor da peça ou do filme. O argumento fica estabelecido e o roteirista segue a sua parte, com a questão do enredo já programado, se atentando no tempo e limites da produção. O escritor que trabalha como roteirista tem uma ótima lição de disciplina e controle, podendo desenvolver e construir bons textos e diálogos na extensão que quiser. Exercício: use uma sinopse alheia e faça um roteiro, sem descrições de ambiente. Somente falas. Faça 4 laudas e depois meça o tempo na leitura. O tempo depende muito das linhas de cada diálogo.

Adaptação Para Quadrinhos

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Quando a palavra "história em quadrinhos" é lida ou pensada, temos o hábito de imediatamente associarmos aos personagens do Maurício de Sousa ou então qualquer outro personagem infantil ou super-herói. Porém para quem conhece bastante do assunto, sabe que este conceito está muito além disso. As histórias em quadrinhos têm a importante missão de nos apresentar uma história sob uma ótica mais visual e menos textual. Uma história em quadrinhos pode ser infantil, adulta, séria, entre outras inúmeras formas em que podemos contar e adaptar. Tudo dependerá de como o autor definir. As adaptações mais infantis podem ficar mais associadas ao estilo cartoon. Já as adaptações de aventura, ao estilo mais conhecido como as dos gibis americanos ou até mesmo os mangás. Alguns dramas podem ser desenhados no estilo europeu, sempre tentando subliminar as narrações através de desenhos e paisagens. Como havia dito antes, que um escritor esculpe a arte com as palavras, o efeito desta vez de

Adaptação Para Teatro

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Toda, mas toda história pode ser adaptada para música, novela, desenho animado, história em quadrinhos e teatro. Por quê? Porque todas eles são histórias. E histórias são adaptáveis. Tudo depende do nível de criatividade do autor. Eu considero o teatro a melhor forma de expressão do ator. No palco, o ator está acompanhando a reação do público. Ele se desenvolve através das apresentações. Uma encenação nunca será exatamente igual à outra. O livro em teatro irá se concentrar mais nas emoções e reações dos personagens. Visual, características, manias, personalidades, etc. já as cenas mais complexas, que exigiriam maior interação com cenários distintos, podem então ser descritos pelos personagens. Se você também é ator e tem um bom relacionamento com uma companhia de teatro, invista nesta experiência. Apresente o seu livro e converse sobre a possibilidade de adaptação. Será algo marcante e biográfico.

Adaptação Para Cinema

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Esta forma de adaptação funciona no mesmo esquema de uma adaptação teatral, com a diferença da mesma ser mais expressiva e a cinematográfica mais visual. A adaptação cinematográfica do livro costuma focar nos aspectos estéticos, fotográficos e musicais de forma mais apoteótica possível. Outro detalhe é que nem sempre ele acaba se tornando fiel ao livro, porque ele acaba focando na visão pessoal de seus produtores e diretores. Por isso que muitas vezes um filme adaptado de livro decepciona tanto. O filme adaptado de livro não pode ser comparado ao romance original. O filme é apenas uma ferramenta de franquia. Marketing puro, uma homenagem, seja como for. Existem filmes que pescam somente uma vaga ideia do que o livro queria passar. Isso explica o motivo para até mesmo autores se arrependerem de terem vendido os direitos do livro para tal adaptação. A adaptação cinematográfica é importante para fazer o leitor se atentar à obra. Um filme pode ser mal-sucedido, mas o livro não. O

Brindes de Livros

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Assim como em um filme, ou em um seriado de ação ou até mesmo desenho animado, todos eles precisam ter um apelo comercial para sustentar o seu propósito publicitário. Produções cinematográficas são um catálogo ambulante de modismos e campanhas. Através deles são inseridos marcas, roupas, produtos, brinquedos, alimentos, entre outras coisas. E junto com eles, também são vendidos produtos com temática dessas produções. Assistimos uma cena de ação em um filme e logo podemos ter essa mesma experiência no game do mesmo. Ou então poder levar pra casa aquela adorável criaturinha do desenho em forma de pelúcia ou até em miniatura de vinil. Isso tudo porque é necessário ter retorno. E todos sabemos que a porcentagem de direito autoral é muito baixa. Os brindes temáticos de livros são uma forma de tornar a obra mais apresentável. Uma réplica do colar que a personagem usa, o logotipo do livro estampado na camisa, um chaveiro no formato da miniatura do livro, adesivos, etc. Pesquise empr

Os Quarenta Anos da AGLAC

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No dia 18 de setembro, foi comemorado no ICBEU os 40 anos da Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciências ( AGLAC ). A cerimônia contou com a presença dos acadêmicos e personalidades ilustres da cidade. Tivemos apresentações, novidades, declamações de poemas com fundo musical, além do buffet especial no encerramento. Leo Vieira, secretário da SAL e Acadêmico Patrono da Cadeira 26 esteve presente. Para coroar a cerimônia com bons momentos, o evento contou com novidades, onde o vereador Diego Sampaio, filho do fundador e primeiro presidente da AGLAC, o Acadêmico Oton Sampaio, anumciou que foram aprovadas três leis de incentivo aos escritores gonçalenses. As escolas da cidade deverão adotar literatura escrita por gonçalenses; as livrarias gonçalenses deverão expor as obras gonçalenses de forma especial (vitrine e display próprios); e a cidade custeará a semana do autor gonçalense, onde os escritores deverão fazer circuito de apresentações nas escolas com o apoio da Pre