Mapa de Cultura do Estado do Rio

Prezados,

A Secretaria de Estado de Cultura do RJ está realizando um Mapa de Cultura do Rio de Janeiro, que vai levantar as manifestações populares, festas, patrimônios materiais e imateriais, artistas locais, entre outros, de todos os municípios do estado. Nossa caravana, com pesquisadora, fotógrafa e cinegrafista, visitará São Gonçalo em março.

Gostaríamos de pedir informações sobre a atividade cultural da cidade. Nosso interesse é na lista de espaços culturais do municípios (com endereços e contatos, se possível):

- Salas de Exibição/ Cinemas
- Teatros/ Auditórios
- Salas de exposição/ Museus
- Centros Culturais/ Casas de Cultura
- Bibliotecas/ Salas de Leitura

Na agenda cultural (festas, festivais, encontros que aconteçam periodicamente), principais artistas e/ou grupos (em todas as áreas: artesanato, música, teatro, etc), patrimônio natural, material (bens tombados, principais Pontes e monumentos, principais Igrejas e templos, principais Fazendas e sítios históricos, Prédios de destaque) e imaterial (bandas centenárias, grupos de cultura popular, grupos de teatro, dança, arte popular, artesanato, etc; destaques da culinária: pratos típicos, principais mestre-cucas, etc) e qualquer outra informação sobre a produção cultural na cidade.

Além disso temos interesse em informações relacionadas à Letras e educação (A cidade possui Universidades Públicas (federais, estaduais e municipais)? Principais especializações da cidade; Livros produzidos no local ou sobre o local? Possui Academia de Letras? A cidade possui algum escritor que vale ressaltar) e Mídia (quais são os principais veículos: impresso; audiovisual (TV e rádios); digital da cidade? e os veículos comunitários? a cidade possui Internet em locais públicos?)

Envio abaixo o release do projeto.

Aguardo retorno e agradeço desde já a atenção dispensada.

Qualquer dúvida, estou à disposição para maiores esclarecimentos.

Cordialmente,
Tatiana Teitelroit
Diadorim Ideias & Comunicação
(21) 2220.2115 e 2146.2115





CARAVANA CULTURAL INVADE OS CAMINHOS FLUMINENSES

Mapa de Cultura do Rio de Janeiro, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura com patrocínio da Petrobras, será disponibilizado na internet em várias mídias com roteiro e informações sobre todos os municípios.

Da Festa do Divino em Paraty à tradição finlandesa de Itatiaia, das serestas de Conservatória ao Boi Pintadinho de Campos: diversas atividades culturais do cenário fluminense vão compor o Mapa de Cultura do Rio de Janeiro, que está sendo produzido nos próximos seis meses e será disponibilizado na web em 2012. O Mapa, que terá recursos de georreferenciamento, vai oferecer um mergulho na cultura do Rio, a partir de um levantamento de espaços culturais, calendário fixo cultural, principais destaques do patrimônio material, imaterial e natural de cada cidade do estado.

“Traçar o Mapa de Cultura do Rio de Janeiro é uma prioridade, um dos nossos projetos mais importantes e necessários”, diz a Secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes. “Ele nos ajudará a conhecer mais a fundo o tecido que forma a cultura do nosso estado, fará uma radiografia do que realmente são nossos 92 municípios e nos fornecerá subsídios para a elaboração do Plano Estadual de Cultura”.

"Mapear a Cultura fluminense - e construir uma ampla base de dados sobre as suas manifestações, espaços e potenciais - é uma ação de extrema importância para se conhecer em detalhes o tamanho e a diversidade do patrimônio do estado. Ajudará, também, na tarefa de pensar as políticas públicas para o setor. Para a Petrobras, patrocinar esse projeto representa não somente reconhecer o seu mérito, mas dar um importante retorno ao estado que, há tantos anos, sedia e acolhe a empresa", diz Eliane Costa, gerente de patrocínios da Petrobras.
O Mapa de Cultura será como uma bússola para estudantes, turistas, produtores culturais e interessados em cultura em geral, que poderá conduzi-los aos Quilombos do Vale do Paraíba ou à Festa do Cascudo em Itaperuna. Um guia para dançar o Mineiro Pau ou jongar em Pinheiral. Trará ainda um registro de manifestações ligadas à cultura digital e indicará os principais festivais de cultura do Estado, como o Festival de Jazz de Rio das Ostras ou o festival de música do Vale do Café, entre tantos outros.

O projeto vai mostrar, através do portal Cultura.rj (www.cultura.rj.gov.br), da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, uma ampla pesquisa sobre o que os 92 municípios fluminenses produzem em áreas como música, teatro, artes visuais, arquitetura, gastronomia, dança, entre outras.

Pé na estrada
O mapeamento cultural do Estado vai contar com equipes de repórteres, fotógrafos e cinegrafistas que vão percorrer todo o território para retratar e divulgar as riquezas e diversidades da cultura produzida no interior do estado do Rio. O projeto, realizado com patrocínio da Petrobras através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Lei do ICMS), será produzido pela Diadorim Ideias & Comunicação e disponibilizará textos, fotos e vídeos para o grande público, num esforço de catalogação inédito. Em novembro, começam as duas primeiras caravanas que vão passar pela sua cidade.


Se você tiver dicas, informações e sugestões sobre o Mapa de Cultura do Rio de Janeiro, por favor, escreva para gente no email: mapaculturarj@gmail.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Curta nossa página no facebook: http://www.facebook.com/mapadeculturaRJ

Mais informações:
Diadorim Ideias & Comunicação
(21) 2220.2115 e 2146.2115

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A breve vida da página "Armandinho morrendo violentamente"

A diferença entre o Rio de Janeiro e São Paulo